terça-feira, outubro 24, 2006

Servir em vez de ser servido

Há dias rezei - sim, rezei - o texto que hoje publico.
Achei-o extremamente bonito e merecedor de reflexão por todos nós que fazemos parte de uma sociedade em que se dá primazia aos primeiros lugares, onde antes de tudo se procura ser servido e não servir.
Tomei a liberdade de fazer umas pequenas adaptações, para que qualquer um o possa também "rezar", mesmo que não seja a um Deus, rezá-lo interiormente pela construção de pequenos mundos (os nossos) um bocadinho melhores...

Gostaria de ser eu todo agradecimento
para ir reconhecendo
tudo o que os outros me dão.


Quero pensar que não estou aqui
para ser servido,mas para servir,
que quem me rodeia vive melhor
se eu estiver atento às suas carências,
que possuo infinitas capacidades de dar,
e que posso tornar a vida mais fácil
en torno de mim.


Quero ser o ombro onde repousa quem se cansa,
ouvido que escuta a mágoa de quem sofre,
o olhar de amparo da vida que vive a meu lado,
a mão que se abre para acolher a sua história.


Gostaria de ser a alegria da festa,
o arco-íris que anuncia a calma
depois de cada tempestade,
a água fresca que dá vida ao corpo ressequido,
o cómico que faz rir
para que esqueçamos as mágoas.


Gostaria de tornar-me mestre de marionetas,
e puxar por toda a gente e para cima,
para que o sonho os elevasse sobre a rotina
e pudessem viver com alegria e paixão.

1 comentário:

Miguel Araújo disse...

É um bocado como ser um Anjo da Guarda, tentar sempre conseguir o bem dos outros... (apesar de ser difícil isso acontecer).