sexta-feira, agosto 25, 2006

... e dizer NÃO?!

Quando se é muito pequenino, diz-se que sim a tudo. Vai um dia e descobre-se o "não"... O papá e a mamã estranham, porque a até ali tão dócil criança, nega-se, recusa-se, diz que não e para descalabro, vai querer experimetá-lo nas mais diversas situações, até se cansar...
Dizem os entendidos, que aprender a dizer "não" é uma importante fase de amadurecimento da personalidade da criança.
Mas a vida "segue" e parece que desaprendemos o não... até porque já não é só ao pai nem à mãe que às vezes o queremos dizer (esses perdoam-nos tudo :) ).
Dizer sim é fácil, às vezes até nem é preciso dizer nada porque "quem cala consente". É fácil porque à partida é o que os outros querem ouvir.
Dizer não, exige maturidade, exige auto-estima e exige "jogo de cintura" porque um "sim porque sim", cai bem melhor que um "não porque não".
E eu que até me considero como uma pessoa que sabe dizer não, quando assim tem de ser, ainda paro para pensar nisto, e ainda preciso de aprender...
E que como diz na canção,"há muita vida entre o sim e o não".

2 comentários:

jomaolme disse...

Vim cá retribuir a visita e encontrei um óptimo espaço!
De facto, dizer "não", não é fácil. Muitas vezes pq não queremos desiludir alguém. Eu confesso que nem sp consigo dizer não, mas quando o faço, tb sou teimosa!

Beijokas

Pedro disse...

Dizer não é muito difícil, especialmente às pessoas de quem gostamos. Para mim não é fácil dizer não, e muitas vezes disse sim quando queria dizer... não.